Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criação de imposto único para setor rural pode ser vantajosa para agricultores e consumidores

Segundo especialistas, Simples Rural deve reduzir a carga tributária no campo e contribuir para alimentos mais baratos nas prateleirasA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) elabora um estudo para propor a criação do Simples Rural, um modelo de tributação que vai desonerar a carga de tributos sobre toda a cadeia de produção dos alimentos. Enquanto na maioria dos países as taxas que incidem sobre itens básicos da alimentação, como arroz e feijão, não chegam a 5%, aqui no Brasil elas passam dos 16%.

O Simples Rural funcionaria da seguinte maneira: o produtor se tornaria uma pessoa jurídica e ao invés de ter que pagar vários impostos, faria um único recolhimento na nota fiscal para todos os tributos que a empresa deve.

Para o professor de Pós Graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília Flávio Botelho, a proposta é positiva, porque além de reduzir a pesada carga de tributos, vai facilitar a vida do agricultor na hora de obter financiamentos.

? Isso vai possibilitar ao banco ter uma visão da empresa, visão do negócio agrícola e vai possibilitar o crédito mais barato, soluções mais ágeis. Vai possibilitar também ao governo ter uma situação melhor de como está sendo cobrado o imposto ou não. Hoje existe muita fraude ? avalia o especialista.

Entretanto, Botelho faz um alerta: para que o Simples Rural seja aprovado no Congresso, alguns pontos precisam ser definidos. É preciso esclarecer como vai ser feita a separação do tributo entre Estados e União e se o Simples valerá para todos os produtores.

? Na hora que você fizer o simples, na hora que no bojo disso tiver uma diminuição de tributação, por exemplo, ICM, quem vai cobrir a receita dos estados que vão deixar de cobrir essa receita? São várias formas que eu tenho que classificar o que é grande, médio e pequeno. Então o simples na área urbana, é voltado para os pequenos e médios. Uma grande empresa, um grande banco paga o imposto normal, então o importante aí é ter essas definições claras do que vai ser o pequeno e o médio e como vão ser aplicadas essas isenções ? completa o professor.

Sair da versão mobile