Custos de produção da pecuária leiteira superam preço pago ao produtor

Custo Operacional Efetivo aumentou 10% em Goiás e 8,7% em MinasOs custos de produção na pecuária leiteira subiram acima dos preços do litro do leite pago aos produtores de dezembro de 2007 a julho deste ano. Segundo os Ativos da Pecuária de Leite, publicação elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), o Custo Operacional Efetivo (COE) teve elevação de 10% em Goiás e de 8,7% em Minas Gerais.

No entanto, os valores recebidos pelos pecuaristas nestes dois estados subiram 5,82% e 5,18%, respectivamente. A exceção foi São Paulo, onde o preço pago ao produtor aumentou 17,8%, acima da elevação de 10% registrada no COE.

Com este movimento de baixa nos preços e alta nos custos de produção da atividade leiteira, a margem bruta do produtor ? diferença entre a receita bruta e o COE ? caiu 28% em Goiás e 51% em Minas Gerais.

O levantamento também apontou alta de 97% no preço do sal mineral usado na nutrição do rebanho em Goiás, elevando de 5,84% para 10,3% a participação deste item no custo efetivo. Em São Paulo, a alta foi do suplemento mineral foi de 77%, enquanto em Minas Gerais a variação foi de 44%.