Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Custos de produção da pecuária leiteira superam preço pago ao produtor

Custo Operacional Efetivo aumentou 10% em Goiás e 8,7% em MinasOs custos de produção na pecuária leiteira subiram acima dos preços do litro do leite pago aos produtores de dezembro de 2007 a julho deste ano. Segundo os Ativos da Pecuária de Leite, publicação elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), o Custo Operacional Efetivo (COE) teve elevação de 10% em Goiás e de 8,7% em Minas Gerais.

No entanto, os valores recebidos pelos pecuaristas nestes dois estados subiram 5,82% e 5,18%, respectivamente. A exceção foi São Paulo, onde o preço pago ao produtor aumentou 17,8%, acima da elevação de 10% registrada no COE.

Com este movimento de baixa nos preços e alta nos custos de produção da atividade leiteira, a margem bruta do produtor ? diferença entre a receita bruta e o COE ? caiu 28% em Goiás e 51% em Minas Gerais.

O levantamento também apontou alta de 97% no preço do sal mineral usado na nutrição do rebanho em Goiás, elevando de 5,84% para 10,3% a participação deste item no custo efetivo. Em São Paulo, a alta foi do suplemento mineral foi de 77%, enquanto em Minas Gerais a variação foi de 44%.

Sair da versão mobile