Considerado um dos maiores eventos do setor, o encontro terá debates sobre ações do governo em prol do cooperativismo de crédito brasileiro, o papel do Banco Central no desenvolvimento e fortalecimento do setor, a comunicação como ferramenta de sustentabilidade e a responsabilidade dos bancos cooperativos no sistema.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero, representa a pasta no congresso. Ele lembrou que o estímulo e apoio ao cooperativismo de crédito é uma das prioridades governamentais e que o segmento vem crescendo nos últimos anos.
? Eventos como esse são fundamentais para promover o debate dos principais desafios do cooperativismo de crédito, como a formação, educação e capacitação do setor ? destacou.
De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), cerca de 1,2 mil cooperativas de crédito no Brasil envolvem quase três milhões de associados. Junto com as cooperativas dos ramos agropecuário e de saúde, mantêm a liderança em números de empregos gerados no país. O setor fechou o ano de 2007 com a geração de 37,2 mil postos de trabalho, um aumento de 22,6% com relação a 2006.