A cultura do feijão está presente na 12ª edição do Itaipu Rural Show, maior feira de difusão tecnológica do agronegócio de Santa Catarina que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2010, em Pinhalzinho no oeste catarinense através de lavoura demonstrativa preparada pelo centro de pesquisas Embrapa Arroz e Feijão, de Londrina (Paraná). É a primeira vez que a Embrapa participa da exposição.
Em uma área de 800 metros quadrados estão expostos seis cultivares desenvolvidos pela Embrapa: BRF radiante (grãos grandes, tipo exportação), BRF supremo (feijão preto), BRF stilo (feijão carioca), BRF campeiro (preto), BRF cometa (carioca) e BRF esplendor (preto).
O engenheiro agrônomo da Cooperitaipu e coordenador técnico da feira, Paulo Junqueira, realça a importância do feijão na economia regional: ele contribui para a subsistência e para a renda das famílias rurais. Geralmente, o feijão preto é consumido na própria propriedade e comercializado regionalmente e o feijão carioca é comercializado através das cooperativas no mercado brasileiro, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste.
? A presença da Embrapa, a maior empresa brasileira de pesquisas, é um atestado de maioridade científica para o Itaipu Rural Show ? assina o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo.
A expo-feira atrairá um público aproximado de 50 mil visitantes e proporcionará negócios superiores a R$ 10 milhões. O público-alvo é formado por produtores rurais de pequeno e médio porte, técnicos e dirigentes originários do grande oeste de Santa Catarina, do noroeste do Rio Grande do Sul e do sudoeste do Paraná, além de Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina.