Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estados Unidos aumentam previsão para safra de soja

Relatório prevê uma participação menor do Brasil no mercado internacionalO governo dos Estados Unidos aumentou a previsão para as safras 2009/2010 de milho e soja no país. O Departamento de Agricultura (USDA) divulgou nesta sexta, dia 9, o relatório mensal de oferta e demanda. Os números mostram que os americanos vão aumentar a exportação de soja e o Brasil participar menos do mercado internacional do grão.

De acordo com o USDA, a produtividade da safra de soja está maior. Por isso o relatório de oferta e demanda elevou também a expectativa de produção de 88,32 milhões de toneladas para 88,46 milhões. A previsão ainda é de safra recorde nos Estados Unidos, mas o número ficou abaixo da previsão do mercado, que era de 89,5 milhões e toneladas.

A produção brasileira de soja foi calculada em 62 milhões de toneladas e a da Argentina, em 52,5 milhões. O governo americano prevê também que o comércio internacional de soja deve chegar 76,14 milhões de toneladas. O motivo é um forte aumento de demanda, principalmente da China.

O relatório do Departamento de Agricultura projeta uma participação maior do país no mercado internacional. A estimativa anterior era de exportar 34,83 milhões de toneladas. Agora é de 35,52 milhões. Já o Brasil deve diminuir as vendas externas de soja, de acordo com o governo americano. A previsão caiu de 24,45 milhões de toneladas para 23,65 milhões. O relatório aumenta ainda a estimativa de safra para o milho dos Estados Unidos. O cálculo passou de 329,3 milhões de toneladas para 330,6 milhões.

Sair da versão mobile