Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estiagem pressiona preços do feijão no atacado

Para produtores, preço deve começar a subir nas próximas semanasA estiagem atrasou o plantio da chamada safra das águas, a maior do país. A expectativa de menor oferta de feijão nos próximos meses já pressiona os preços no atacado. Na capital paulista, a alta foi de 60% nos últimos oito dias. A saca de 60 quilos está, em média, 190 reais. Ao produtor, o preço médio está em R$ 100 a saca e deve começar subir nas próximas semanas. A expectativa é de uma alta de até 70%. Porém, o analista do Instituto de Economia Agrícola (IEA) José Sidney Gonçalves afirma que

? Os produtores de irrigado vão ganhar porque eles vão ter produto para ofertar. Agora a grande massa dos produtores de feijão do país não vão ter produto para ofertar. Essa massa tem produto quando não tem preço e tem preço quando não tem produto. Essa renda não só vai ser menor como vai estar concentrada em grandes produtores ? disse Gonçalves.

O consumo de feijão no Brasil está em torno de 3,5 milhões de toneladas por ano. Para garantir a oferta, uma alternativa seria importar dos Estados Unidos ou Canadá. O presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Feijão e Legumes (Ibrafe), Marcelo Lüders, defende a redução de taxas de importação do produto de fora do Mercosul.

? É uma questão de lógica. O produto caro demais para o consumidor vai desestimular o consumo. Isso estraga o mercado para os próximos anos para o produtor. Entendemos que nesse momento uma redução de alíquota temporária, de três ou quatro meses, enquanto não há feijão no Brasil, de 10%, ela seria bem vinda ? avaliou Lüders.

Porém, para o pesquisador do IEA de São Paulo, trazer o feijão de fora não resolve o problema.

? Nos feijões de cores, o chamado feijão carioca, onde se inclui o carioca, acho que é um tiro no pé. Por que é um tiro no pé? Primeiro, que tipo de feijão é? E outra: 90 a 100 mil toneladas em um consumo de 3,5 milhões é quase nada mesmo que seja para um efeito objetivo em um período específico do ano ? explicou José Sidney Gonçalves.

Sair da versão mobile