Desde 2004, o ministério e a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) estudam as tendências de consumo de café para apontar oportunidades de mercado e estimular o consumo da bebida.
A cada pesquisa, percebe-se que o costume de tomar café fora de casa vem aumentando gradativamente. Desta vez, o incremento foi de 42% em relação a 2007. O estudo identificou também um mercado aberto a lançamentos e inovações em termos de tipos de produtos e de embalagens, formas de preparo e de consumo.
Os cafés expresso, cappuccino e especiais também vêm ganhando espaço cada vez maior no mercado consumidor. O café expresso apresentou aumento de consumo pela classe A, e o cappuccino e o instantâneo, pela classe C.
O estudo mostra que o setor precisa de constante renovação, com investimentos no estimulo aos hábitos dos segmentos ainda não atendidos, com a introdução de embalagens diferenciadas, produtos prontos ou semiprontos. Outra oportunidade do mercado é incentivar a retomada do hábito de tomar café com leite, inclusive na refeição matinal das crianças, reafirmando o café como uma bebida saudável (Programa Café e Saúde), que desperta, anima, melhora o humor e a concentração.
Foram realizadas 2.173 entrevistas nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Belém, Goiânia e Brasília; nas cidades de Juiz de Fora (MG), Sorocaba (SP), Joinville (SC) e Campina Grande (PB) e em Três Cachoeiras (GO), Morungaba (SP), Lamarão (BA) e Bom Princípio (RS). O estudo levou em consideração as classes sociais, tipos de cafés consumidos, locais de consumo, freqüência, quantidade e modo de preparo.