• Leia também: Dez perguntas sobre o seguro rural
Depois de um ano com um programa piloto, o seguro poderá ser acessado por todos os produtores do estado no ato da contratação dos custeios agrícolas para safra 2015/2016. Estão cobertos os sinistros de granizo, vendaval, além da possibilidade de cobertura de replantio em consequência do excesso de chuva.
O valor segurado é de R$ 4 mil por hectare. É indenizado o dano direto na planta. Por exemplo, se o produtor perdeu 80% de 15 hectares da lavoura, o produtor será indenizado 80% destes R$ 4 mil multiplicados pelos 15 hectares. A decisão sobre as perdas é técnica e a análise é efetuada em conjunto, perito e produtor ou agrônomo, que definem o percentual de perdas.
Conforme o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, a ideia foi a de criar um mecanismo de segurança para os produtores em uma das maiores preocupações que é esta relação com o clima. A Federarroz esclarece que os produtores possuem total liberdade para escolha da seguradora no ato da contratação dos custeios, não sendo obrigados a contratar os seguros disponibilizados pelos agentes financeiros concedentes de crédito rural.