O coordenador de fiscalização de florestas e unidades de conservação da secretaria, Eduardo Rodrigues, afirmou que, além de pagar multa, os proprietários também terão as áreas embargadas com base na legislação ambiental. As equipes da secretaria estão trabalhando em pontos de desmatamento que foram apontados pelo Sistema de Alertas de Desmatamentos (SAD), do Imazon, e pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, divulgados em seus últimos boletins.
No município de Santa Rita do Trivelato (445 quilômetros ao norte de Cuiabá), os fiscais apreenderam um trator de esteira que estava empilhando madeiras resultantes do desmatamento para o plantio de arroz. Outros quatro tratores de esteira foram apreendidos em Nova Ubirantã (500 quilômetros ao norte de Cuiabá). Os equipamentos estavam em plena atividade de desmatamento, com o uso do “correntão” para a derrubada de árvores.
A operação começou na quarta-feira e prossegue nesta semana na região de Feliz Natal (530 quilômetros ao norte de Cuiabá), onde vai fiscalizar também a extração irregular de madeira.