Quinze mil quilômetros de vias férreas devem ser construídas no Brasil. Para aumentar a competitividade na operação do transporte ferroviário, que hoje é unificado, o setor discutiu em Brasília um novo modelo de gestão das concessionárias. A proposta aguarda o aval do presidente Lula.
? Hoje o concessionário explora tanto a via permanente quanto os trens. Ele é operador e gestor da infraestrutura. O novo modelo separa as duas funções: eu vou ter uma empresa que vai só ser dona, vai gerir a infraestrutura, como se fosse uma rodovia. E, por cima, estarão passando os trens e os vagões que querem passar, de outras empresas ? afirma o presidente a Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Anut), Luis Henrique Baldez.
As empresas poderiam ou não aderir ao novo modelo. A ANTT vai regular o chamado direito de passagem, que permite o ingresso em estradas concessionadas mediante pagamento.
? O usuário terá alternativa de discutir com vários operadores como vai a carga dele. Hoje, o usuário senta e a concessionária diz: se quiser levar sob essas condições leva, se não quiser, não leva ? completa Baldez.