PORTARIA

Governo reajusta preços mínimos do arroz e da uva

Segundo o Ministério da Agricultura, a medida é importante para dar suporte à comercialização dos produtos e garantir a renda dos produtores

O governo federal reajustou os preços mínimos da uva industrial e do arroz longo fino em casca para a safra 2023/2024.

O diretor de Comercialização da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Silvio Farnese, destacou que o preço mínimo para uva foi resultado de acordo entre os membros da cadeia produtiva, que, por consenso acataram a proposta apresentada. “Isto representa um fato importante no balizamento dos negócios entre produtores e industriais do setor”, disse.

Segundo a Portaria, fica estabelecido o preço mínimo básico de R$ 1,50/kg da uva industrial com 15° glucométricos, da safra 2023/2024, para os estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

Já para o arroz longo fino em casca do tipo 1-58/10, o preço mínimo básico fica ajustado para R$ 72,73/60kg, para os estados da região Nordeste, com vigência de 1º de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a medida é importante para dar suporte à comercialização dos produtos e garantir a renda dos produtores.