Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Grupo de produtores rurais de Sertão Santana realiza sua primeira colheita de uva

Agricultores receberam apoio no Rio Grande do Sul desde o plantio das frutas, uma alternativa de renda à cultura do fumoApós três anos de dedicação, um grupo de produtores rurais do município de Sertão Santana (RS) realiza sua primeira colheita de uva. A aposta em uma nova alternativa de renda, principalmente em relação ao cultivo do fumo, resulta de uma iniciativa da prefeitura municipal, em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Sul, a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Entre janeiro e fevereiro deste ano, 45 agricultores organizados na Associação de Produtores de Uva de Sertão Santana (Apruss) colheram 10 mil quilos da fruta das qualidades Isabel, Bordo e Francesa, que já resultaram em 6 mil garrafas de suco, de 500 ml, e 10 mil litros de vinho tinto e seco do tipo colonial.

Estes volumes representam o início do resgate da tradição dos colonizadores italianos, alemães e poloneses da cidade, pois as áreas que antigamente eram ocupadas por parreirais aos poucos foram dando lugar à produção de tabaco, característica que se tornou marcante na economia do município. Agora, com o recuo deste setor, os parreirais começaram a ser reativados.

O técnico agrícola da prefeitura e coordenador do projeto de vitivinicultura, Alex Kologeski, conta que a iniciativa surgiu de uma demanda dos produtores em diversificar a produção rural e que o grupo ganha, aos poucos, importância dentro do meio agrícola.

Segundo ele, o longo tempo de trabalho rendeu grandes frutos.

? Em janeiro, participamos com um estande da programação da Festa da Uva de Barão do Triunfo, vendendo suco de uva e divulgando nossos produtos. Participamos ainda da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo ? revela

? Recentemente, a Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs) se posicionou de forma favorável ao município, para auxiliar no que for necessário, mas principalmente na constituição da Cooperativa e na forma correta de comercializar a uva ? diz Kologeski.

Em maio, os produtores participarão de um curso de produção de uva ministrado pelo Senar.

Sair da versão mobile