Segundo o diretor comercial e de logística da São Martinho, Helder Gosling, 41 mil toneladas de VHP serão embarcadas no navio Yasa Aysen, para a Cargill, e outras 25 mil toneladas irão para a EDF&Man no navio Shehab Al Muhieddine.
? Foi um desafio que assumimos, mas conseguimos transportar no tempo requerido e antes dos navios atracarem ? disse ele.
Para o transporte, a São Martinho usou a ferrovia para trazer o açúcar da Usina São Martinho, em Pradópolis, até Santos. E também foi usada o transporte rodoviário para transportar o produto da Usina Iracema, em Iracemápolis, até o litoral. O Yasa Aysen levará o VHP da São Martinho para Bangladesh e o Shehab Al Muhieddine parte para a Síria.
Gosling informa também que 70% do açúcar foi transportado via ferrovia e 30% via rodovia.
? O custo do frete rodoviário subiu e a ferrovia é uma alternativa importante ? disse.
A São Martinho possui uma parceria com a Rumo Logística para transportar o açúcar da Usina São Martinho, em Pradópolis, até Santos. O grupo também está embarcando açúcar da Usina Iracema através do terminal de embarque da Rumo em Sumaré.
? Com a intermodalidade, conseguimos reduzir o tempo da operação e também reduzir os custos em cerca de 15% em relação ao uso apenas do transporte rodoviário ? disse.
A agência marítima Williams Brazil divulgou nesta quinta, dia 23, que a fila de navios esperando para embarcar açúcar nos portos brasileiros aumentou nesta semana de 100 para 103. A previsão da Williams é de que serão embarcados 2,8 milhões de toneladas até o dia 22 de outubro. Apenas pelo Porto de Santos, devem ser embarcadas 1,9 milhão de toneladas no período.