O primeiro fechamento, em junho, será o da unidade de pintura de Grand Rapids. As quatro fábricas de montagem fecharão entre julho e novembro deste ano. Mas, das quatro unidades de montagem, duas delas (as localizadas em Orion ? Michigan ? e Spring Hill ? Tennessee) fecharão de forma temporária, à espera de que o aumento da demanda permita sua reabertura.
Na mesma situação ficará a unidade de pintura da Pontiac, também em Michigan, cujo fechamento temporário está previsto para dezembro de 2010.
A General Motors também advertiu que os fechamentos podem acelerar, “dependendo da demanda do mercado”. Os fechamentos reduzirão o número total de unidades de montagem, pintura e eixos motor nos Estados Unidos de 47 (2008) para 34 até final de 2010 e 33, até 2012.
A empresa também confirmou que fabricará nos Estados Unidos um automóvel de tamanho reduzido em uma das duas unidades de montagem que fechará temporariamente. Essa fábrica terá capacidade para produzir 160 mil veículos ao ano.
No entanto, o fabricante, que hoje pediu concordata, não especificou quando espera iniciar a produção desse novo veículo. A GM também disse que, em 31 de dezembro deste ano, fechará três centros de distribuição de peças em Boston (Massachusetts), Jacksonville (Flórida) e Columbus (Ohio).