Incra, Diocese de Goiás e CPT realizam Festa da Colheita

Edição quer evidenciar a importância da reforma agrária como meio de democratização da terraNeste sábado, dia 25, trabalhadores rurais de todo o Estado de Goiás têm encontro marcado na 7ª Festa da Colheita, que será realizada na sede do assentamento Mosquito, no município de Goiás. A superintendência do Incra em Goiás, a Diocese de Goiás e a regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT/GO) são parceiras na promoção dessa edição do evento, idealizado pela Pastoral como forma de evidenciar a importância da reforma agrária como meio de democratização da terra.

Este ano, a Festa da Colheita marca também os 25 anos de criação do assentamento Mosquito, o primeiro no Estado. Durante todo o dia, o evento terá apresentações culturais dos trabalhadores rurais, como catiras, folias e fiandeiras. Além disso, terá feira com a produção dos agricultores e assentados, intercâmbio de sementes crioulas e exposição de fotos contando a história da reforma agrária local, que originou os assentamentos.

Haverá também a apresentação do Circo Lahetô, de Goiânia, que mostrará o espetáculo Goiás no Picadeiro. Os organizadores afirmam que a festa segue noite adentro com muita animação e forró.

Prêmio

Durante a festa será entregue o Prêmio Dom Tomás Balduíno para pessoas e entidades da região que se emprenham na luta pela reforma agrária, direitos humanos e meio ambiente. Ainda será inaugurado um monumento em homenagem aos 25 anos de criação do assentamento Mosquito e 23 anos do assentamento São João do Bugre, também no município de Goiás.