Na terça, dia 25, o Indicador Esalq/Bolsa de Mercadorias Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% grãos inteiros) fechou a R$ 37,68 a saca de 50 quilos, o maior desde 3 de dezembro de 2012, quando foi de R$ 37,59 a saca.
Segundo o Cepea, sem necessidade de “fazer caixa”, boa parte dos rizicultores esteve fora do mercado, com as atenções voltadas ao semeio da safra 2014/2015. Além disso, com a expectativa de novas valorizações, produtores aguardam para retomar a comercialização. Alguns negociaram lotes para entregas nas próximas semanas e recebimento nos primeiros meses de 2015.
Já no lado comprador, indústrias estão mais ativas e dispostas a pagar valores maiores pela saca do casca devido à boa demanda dos setores atacadista e varejista e à realização de novos contratos para exportação. Assim, beneficiadoras têm buscado lotes de arroz no mercado spot e nos leilões de venda do governo. Neste cenário, entre 18 e 25 de novembro, o Indicador Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% grãos inteiros) subiu 0,66% e, na parcial de novembro, 2,22%.