Lavouras de trigo são as mais afetadas pela variação do clima no Rio Grande do Sul

Embrapa sugere aos produtores que aproveitem a previsão de sol dos próximos dias para colher o que ainda pode ser aproveitadoA variação do clima afetou as lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, 20% das plantações foram perdidas. A expectativa dos produtores era de que esta safra pudesse amenizar as perdas com a estiagem do ano passado.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sugere aos produtores que aproveitem a previsão de sol dos próximos dias para colher o que ainda pode ser aproveitado do trigo. Após a colheita, os produtores apostam na plantação de soja para recuperar as perdas causadas pelo clima.

Além da geada, da chuva e do granizo, a umidade acima da média fez com que os fungos atacassem as plantas. Isso também prejudicou a qualidade e a produtividade das lavouras.

A situação das lavouras de arroz também é preocupante. Em Uruguaiana, na fronteira oeste do Estado, a chuva dos últimos dias atrasou o plantio. Segundo o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), os produtores semearam menos da metade da área prevista até o momento. Neste mesmo período do ano passado, o plantio já chegava a 85%.

De acordo com o Irga, se parar de chover, a estimativa é de que em 10 dias todo o plantio seja concluído.