Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Livro aborda produção integrada de alimentos

Material foi entregue para bibliotecas, instituições de pesquisa e entidades de classe de todo o paísA produção de alimentos de alta qualidade com adoção de políticas para segurança e sustentabilidade está entre as ações do programa de Produção Integrada, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para conscientizar a população e facilitar a consulta, o Mapa publicou o livro Produção Integrada no Brasil: Agropecuária Sustentável, Alimentos Seguros e distribuiu para bibliotecas, instituições de pesquisa e entidades de classe de todo o país.

No livro, são abordadas 23 culturas em mais de mil páginas da publicação. O leitor poderá conferir a aplicação na produção de abacaxi, ameixa, amendoim, arroz, banana, batata, café, caju, citros, flores, leite, maçã, mamão, manga, mangaba, maracujá, mel, melão, ovinos, pêssego, soja, tomate de indústria e de mesa, uvas finas de mesa e uva para vinho.

Atualmente, 56 projetos estão inseridos na Produção Integrada do Ministério da Agricultura, com participação de 500 instituições públicas e privadas. O sistema é desenvolvido em quase 64 mil hectares, por mais de dois mil agricultores e empresas, com produção de 1,6 milhão de toneladas. As primeiras experiências foram com as culturas da maçã, no Rio Grande do Sul, manga e uva, no Vale do Submédio São Francisco, mas outras cadeias produtivas como as do abacaxi, amendoim, melão, café, leite bovino, pêssego já adotam o sistema.

A Produção Integrada surgiu por meio das demandas da sociedade preocupada com a produção de alimentos, fibras e couros de forma sustentável. O sistema prioriza o uso de tecnologias que levem em consideração os impactos ambientais sobre o sistema e que possibilitem a avaliação da qualidade dos produtos considerando as características físicas, químicas e biológicas dos recursos naturais nos processos envolvidos na cadeia produtiva, pós-colheita e comercialização da produção.

Sair da versão mobile