Lula diz que investir em refinarias é política de desenvolvimento regional que não tem volta

Só no Maranhão, investimento é de R$ 40 bilhõesAo comentar sua visita a Bacabeira (MA) para dar início às obras da refinaria Premium I na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda, dia 18, que investir em refinarias representa uma política de desenvolvimento regional "que não tem mais volta".

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula destacou que o investimento, apenas no Estado do Maranhão, é de R$ 40 bilhões e que a refinaria deve começar a funcionar em 2013. A expectativa é chegar a 2015 produzindo 600 mil barris por dia.
Ele lembrou que o governo também trabalha na construção de refinarias no Ceará, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. No Maranhão, as obras devem gerar até 130 mil empregos diretos e indiretos.

? Vamos priorizar a formação de mão de obra na região, porque é a chance que a gente tem de desenvolver os Estados mais pobres do Brasil. O Brasil aprendeu que não adianta ter um, dois, três, quatro Estados muito ricos e o restante pobre. É preciso que a gente tenha uma distribuição das possibilidades de investimentos em todo o território nacional.