Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Miguel Jorge defende prorrogação do PSI

No último mês, as vendas do mercado de caminhões cresceram 25%O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, defendeu nesta sexta, dia 5, que o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) seja prorrogado e não termine em junho, conforme prevê o Ministério da Fazenda. A linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece juros mais baixos e ajudou diversos segmentos da indústria a superar a crise. Miguel Jorge participou, nesta sexta, dia 5, em São Paulo do anuncio de novos investimentos na indústria

O mercado de caminhões, que foi afetado pela crise em 2009, começou a se recuperar. No último mês, as vendas cresceram 25% comparado com o mesmo período do ano passado. A projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é que passem de quase 107 mil unidades em 2009 para 125 mil esse ano.

Além da entidade, os próprios fabricantes estão otimistas. A Mercedes-Benz Brasil, que domina quase 30% do mercado brasileiro, espera vender em 2010 68 mil unidades. No ano passado, esse número não passou de 52 mil unidades. E, com a melhora do mercado, os investimentos também voltam a ser feitos. Nesta sexta, a empresa assinou um financiamento no BNDES de quase R$ 1,2 bilhões de reais. Mais da metade vai ser investida para ampliar em 15% a capacidade da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a maior da companhia fora da Alemanha.

Os empresários explicam que esses investimentos só podem ser feitos porque a economia do Brasil está crescendo. Mas tem outro fator que também está contribuindo para o otimismo do mercado de caminhões para 2010. É a retomada das exportações, inclusive de produtos do agronegócio.

No mercado interno, o setor foi beneficiado por incentivos do governo, como a redução do IPI e o Finame PSI. As duas medidas têm data para terminar este ano. Mas, mesmo assim, o ministro do Desenvolvimento não acredita que isso vá afetar o mercado.

Sair da versão mobile