Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho transgênico lança alerta sobre ataque de pragas

Grão geneticamente modificado apresentou menos danosDe acordo com o jornal Valor Econômico, um grupo de cientistas desenvolveu um milho geneticamente modificado que avisa quando está sendo atacado por larvas de besouros. As informações sobre o novo estudo foram publicadas no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os pesquisadores explicam que quando o verme da raiz do milho ocidental – na verdade, um besouro – ataca a planta no subsolo, as raízes danificadas liberam um composto químico gasoso. Esse material é detectado pelo parasita conhecido como nematóide, que, por impulso natural, entra nas larvas do besouro e aniquila a peste.

? Depois que os nematóides chegaram [às plantas geneticamente modificadas], as larvas foram mortas em um prazo de três dias ? disse Ted Turlings, zoólogo da Universidade de Neuchatel e um dos autores do estudo.

Conhecido como o inseto de US$ 1 bilhão, esse besouro é considerado a praga mais danosa dos milharais nos Estados Unidos. A variação transgênica do milho foi criada a partir da adição de um gene do orégano que sintetiza o sinal de socorro. Nos testes, informou a National Geographic, foram espalhados besouros em uma plantação de milho que tinha plantas convencionais e transgênicas. Segundo os dados compilados pelos cientistas, o milho geneticamente modificado apresentou menos danos em sua raiz e um contingente de besouros adultos 60% menor.

? Usamos uma abordagem controversa, a engenharia genética, para realçar uma outra, muito apreciada [entre ambientalistas], que é o controle biológico ? afirmou Ted Turlings.

Sair da versão mobile