Nova ministra do Planejamento defende estabilidade econômica como valor absoluto do país

Miriam Belchior tomou posse nesta segunda em BrasíliaA nova ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou nesta segunda, dia 3, em seu discurso de posse em Brasília, a necessidade de manutenção da estabilidade econômica como valor "absoluto" do país. Como integrante da equipe econômica, Miriam disse que vai ser parceira permanente do Ministério da Fazenda, na busca da consolidação fiscal.

A ministra disse ainda que vai trabalhar em consonância com o ministro Guido Mantega, de quem, afirmou, se aproximou muito nos últimos anos. Ao presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, Miriam dispensou um elogio especial. Disse que o respeita muito pelo seu trabalho como servidor e diretor do BC.

Miriam salientou que a pasta será mais proativa na coordenação de políticas públicas. Ela afirmou que sua meta à frente do Planejamento é que o ministério inove, incorporando uma nova função, a de facilitador das ações governamentais, enfrentando os principais gargalos da administração pública.

Ela acrescentou que o ministério vai aperfeiçoar os processos de avaliação e acelerar os processos de análise de financiamento externo.
Sobre o Instituto Brasileiro de Goegrafia e Estatística (IBGE), órgão vinculado à pasta, Miriam afirmou que a entidade deverá aperfeiçoar a sintonia entre a sua ação e as necessidades dos ministérios, subsidiando de maneira mais objetiva a formulação e a avaliação das políticas públicas.