Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Órgãos de fiscalização terão mais tempo para cobrar multas ambientais

Mudança determinada pela Justiça tem a intenção de garantir que os infratores sejam punidosOs órgãos de fiscalização vão ter mais tempo para cobrar as multas aplicadas por crime ambiental. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) modificou o prazo de vencimento da penalidade.

Ao cometer um crime contra o meio ambiente, o infrator tinha cinco anos, a partir da data de punição, para pagar a multa. Agora, esse prazo passa a contar somente após a conclusão do processo administrativo.

A mudança, determinada pela Justiça, tem a intenção de garantir que os infratores sejam punidos. Segundo a ONG Instituto Socioambiental, atualmente menos de 1% das multas aplicadas por crimes ambientais no Brasil são pagas.

? Advogados sabem fazer muito bem isso: colocavam recursos simplesmente para jogar para frente e ocorrer a prescrição nesse meio tempo e infelizmente vários juízes aceitavam isso ? diz o ambientalista Raul do Valle.

? Alguns, por exemplo, aplicando prazo de dez anos do código civil, outros tantos fazendo a contagem do prazo da prescrição a partir da infração ? explica o ministro do STJ Castro Meira.

A nova norma também vai orientar os julgamentos nos tribunais estaduais, devendo contribuir para evitar a formação de depósitos de ações sem desfecho.

O Canal Rural entrou em contato com a assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas o órgão não se manifestou sobre as conseqüências da mudança.

Sair da versão mobile