Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Países em desenvolvimento foram os maiores destinos de produtos agrícolas em 2009

Nações asiáticas detiveram 30,4% das exportações do setor brasileiroO ano de 2009 consolidou o crescimento dos países em desenvolvimento como grandes importadores de produtos agrícolas do Brasil. O destaque foi o aumento das exportações para Ásia e Oriente Médio. Os asiáticos, com aumento de 16,7%, assumiram a posição de principal mercado de destino das exportações do setor, sendo responsáveis por 30,4% das exportações totais. O resultado equivale a sete pontos percentuais do registrado em 2008, que foi de 23,5%.

A União Europeia, cuja participação diminuiu de 33,1% para 29,3% foi deslocada para a posição de segundo mercado de destino. As exportações para o bloco apresentaram redução de 20,2%. O incremento de 14,4% das exportações para o Oriente Médio tornou a região o terceiro mercado de destino das vendas externas do setor, com aumento em dois pontos percentuais, para 9%, deslocando o Nafta, bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México, para a quarta posição, com 8,5%.

O incremento de 3,1% das exportações para a África mereceu destaque no ano que passou. O continente foi responsável pela compra 7,7% dos produtos agropecuários do Brasil.

Devido ao crescimento das exportações (12,4%), a China ampliou sua participação e consolidou a primeira posição no ranking de mercados de destino das exportações do agronegócio brasileiro (13,8% do total exportado), seguida pelos Países Baixos (7,7% do total exportado) e Estados Unidos (7% do total exportado).

As vendas externas para a Rússia, principal destino das exportações brasileiras de carnes, apresentou retração de 33,5%. É preciso destacar, ainda, o incremento de 442,6% para a Índia, devido ao crescimento das exportações de açúcar decorrente da quebra de safra naquele país.

Sair da versão mobile