Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Para Unica, clima nos EUA pode elevar exportações brasileiras de etanol

Excesso de umidade prejudicou avanço da colheita de milho no paísO excesso de chuvas na região do meio-oeste dos Estados Unidos (EUA), que tem prejudicado a colheita de milho no país, pode viabilizar novas exportações de etanol anidro do Brasil ao mercado americano. A avaliação é do diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

? O etanol de milho é uma commodity agrícola e, como a cana-de-açúcar, sofre com as variações climáticas e com a oferta da matéria-prima, o que impacta no preço. Se isso acontecer e o preço do etanol de cana continuar baixo, viabilizará muito as exportações mesmo com o pagamento da tarifa de importação imposta pelo governo americano (US$ 0,54 o galão, equivalente a 3,78 litros) ? afirmou Rodrigues.

Segundo o diretor, as exportações brasileiras dependem de uma relação entre os preços praticados no Brasil e no mercado americano.

? Se o diferencial de preços entre os dois países cobrir o custo da logística e a tarifa de importação, ocorrerá um volume maior de exportações ? completou Padua. 

O excesso de umidade fez com que o avanço da colheita de milho nos EUA mais uma vez fosse prejudicado, com uma colheita menor que a esperada segundo relatório de desenvolvimento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nessa semana.

Segundo informações do USDA, dos 18 Estados americanos – que representam 94% do milho cultivado no país – apenas 25% das lavouras foram colhidas. Isto representa um avanço de 5% em comparação aos dados divulgados na semana do dia 25 de outubro. No mesmo período da safra passada, época das enchentes, a colheita chegou a 53%.

Nos Estados do “Corn Belt” (cinturão do milho, que reúne os estados de Iowa, Indiana, Illinois e Ohio, além de partes de Dakota do Sul, Nebraska, Kansas, Minnesota, Wisconsin, Michigan, Missouri e Kentucky), que detém a maior produção de milho, apenas 19% das lavouras foram colhidas em Illinois, diante dos 86% em média nas safras de 2004 a 2008. No Iowa, o índice chegou a 18%, sendo que a média foi de 67%.

Sair da versão mobile