O crescimento também refletiu no faturamento, que apresentou alta de 58%, se comparado a janeiro de 2010, quando a receita cambial foi de US$ 96,84 milhões. Ao todo, foram exportadas 80,45 mil toneladas, atingindo uma receita de US$ 153,72 milhões. Os dados foram divulgados nesta quinta, dia 24, pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).
O presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, está otimista com o desempenho do setor para o ano de 2011, que segundo ele, deve registrar aumento acima de 5%. O Paraná fechou janeiro com a produção de 250,14 mil toneladas de carne de frango, sendo que um terço desse total foi destinado para a venda em 120 países.
Para Martins, o aumento na produção e na exportação se deve ao preparo dos abatedouros paranaenses ? a maioria habilitada pelo Ministério da Agricultura para exportação.
? Houve também uma expansão no mercado consumidor, principalmente na Europa e Ásia. A China é um caso típico, com 1,3 bilhão de habitantes consumindo mais ? comenta.
Aumentou também o consumo da carne no país e a tendência é crescer cada vez mais, segundo o presidente do Sindiavipar.