Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisa indica queda no custo de produção da soja na safra 2009/2010

Defensivos e problemas climáticos impedem redução maior, aponta a consultoria CéleresO custo de produção na safra 2009/2010 deve ser até 10% menor para os produtores de soja. É o que projeta a consultoria Céleres, que fez um levantamento em Mato Grosso e Paraná, maiores produtores do grão no Brasil.

De acordo com a Céleres, a queda nos custos de produção não será maior por causa dos preços de defensivos. Outro item que teve aumento foi a semente, por causa de problemas climáticos que dificultaram a produção.

O fertilizante deve responder por 38% do custo de produção na safra 2009/2010. Na safra 2008/2009, o insumo teve impacto de 49%. O custo direto inclui também os gastos de produtores com armazenagem, beneficiamento e combustíveis.

Os preços dos fertilizantes devem cair 30% em Mato Grosso e no Paraná. De acordo com o levantamento da Céleres, o valor médio caiu de R$ 1,250 a tonelada, em julho de 2008, para R$ 850 a tonelada no mês passado.

O tema dos insumos foi discutido nessa segunda, dia 17, pela câmara do setor, em Brasília. A expectativa para os próximos meses é positiva.

Representantes do governo e da indústria de insumos acreditam que o agronegócio dá sinais claros de que está superando a crise.

Sair da versão mobile