De acordo com a estatal, a interrupção da produção foi motivada pelo fechamento, por manifestantes bolivianos, de uma válvula do sistema operado pela transportadora Transierra, que supre o Gasoduto Bolívia-Brasil. A válvula foi reaberta às 12h. A Petrobras diz que “até o momento o fornecimento de gás natural para o mercado brasileiro não foi afetado”.
A estatal informa porém que, para garantir o abastecimento do mercado interno, vem adotando desde quarta medidas do seu plano de contingência. “Entre as providências tomadas está a redução do consumo do gás natural em suas refinarias, unidades de produção de petróleo e em suas termelétricas, substituindo-o por outros combustíveis”, diz.
A nota informa, ainda, que equipes da Transierra estão atuando para recuperar a válvula danificada no trecho do gasoduto localizado na região de Yacuíba. “A companhia está tomando as providências necessárias para garantir a segurança da força de trabalho e preservar suas instalações em território boliviano”.