Piauí deve exportar mais de 600 toneladas de mel em 2011

Quantidade representa o dobro do que foi vendido ano passadoA Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) de Picos (PI), já comercializou este ano 166,5 toneladas de mel para o exterior e, até agosto, quando termina a atual safra, a expectativa é de que as exportações do produto cheguem a 647,5 toneladas, o que representa o dobro do que foi vendido no ano passado.

O presidente da Casa Apis, Antônio Leopoldino Dantas Filho, informou, na manhã desta quarta, dia 1º, que no próximo dia 27 mais 11 contêineres, com cerca de 203,5 mil quilos de mel, serão embarcados para os Estados Unidos, principal consumidor do produto piauiense, que também já é bem aceito em muitos países europeus.
A Cooperativa, segundo Antônio Leopoldino, também dispõe de um estoque de cerca de 400 mil quilos de mel, o que corresponde a mais 24 contêineres.

? Este mel vem de todas as regiões produtoras do Estado e está sendo beneficiado para poder ser negociado no futuro ? explica.

O mel orgânico, produzido principalmente na região do semiárido, é o destaque das exportações. O quilo do produto está sendo vendido para os Estados Unidos a US$ 3,50 e a qualidade ajuda a consolidar o mercado americano.

A Casa Apis, criada em 2008, a partir de parceria entre os governos estadual e federal, reúne diversas cooperativas apícolas e atua diretamente no processo agroindustrial, tanto beneficiando como envasando e comercializando o mel produzido em cerca de 30 municípios da região de Picos. Participam do projeto 1,5 mil famílias.

A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) também está festejando o sucesso do mel piauiense no exterior. De janeiro a abril deste ano foram comercializados em torno de 40 toneladas do produto e até o fim de junho outros cinco contêineres, com 90 toneladas, serão embarcados para a Europa.