De acordo com informações do superintendente do Ibama na Paraíba, Ronilson José da Paz, este é o segundo ano em que espécies de pinguim são encontradas nas praias de João Pessoa. Em 2009, também foi encontrado uma ave dessa mesma espécie na praia do Cabo Branco.
? Geralmente, esses animais são avistados até a Bahia. Entretanto, devido à frente fria do último final de semana, o pinguim deve ter se perdido de seus companheiros ? finalizou.
O médico veterinário do Cetas, Paulo Guilherme Carniel Wagner, recomenda aos pescadores e à população em geral que, ao avistarem pinguins no mar, não os retirem de dentro d’água, deixando as aves seguirem sua rota naturalmente.
? Caso os pinguins estejam na praia, aparentando fraqueza ou debilidade física, ao serem recolhidos, não devem ser acondicionados em ambientes frios ou com gelo. As pessoas devem colocá-las em uma caixa, acomodá-las em ambiente calmo para evitar estresse e ligar imediatamente para o Ibama, pelos telefones (83) 3244-3464 ou (83) 3245-4901 (Cetas), ou ainda para o Batalhão de Polícia Ambiental no número (83)3218-7222 ? explicou Wagner.