Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política agrícola brasileira precisa ser reformulada, afirma senador

Setor seria um dos que mais sentiu os efeitos da crise financeira internacionalO senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou nesta quinta, dia 3, que a política agrícola brasileira precisa ser repensada e reformulada. Segundo ele o setor é um dos que mais sentiu os efeitos da crise financeira internacional e da elevação das taxas de juros.

? Não se trata apenas de uma questão pontual, mas da elaboração de uma nova política com mecanismos mais adequados à economia globalizada ? afirmou.

De acordo com dados da Associação Nacional de Amparo Jurídico ao Produtor Rural, comentou o senador, mais de 12 milhões de produtores rurais da Região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo estão endividados, 300 mil deles apenas no Estado do Ceará.

? O risco de inadimplência continua alto, porque os custos financeiros subiram e os preços estão em baixa ? disse.

Eunício Oliveira disse que o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria junto aos bancos oficiais que operam com crédito rural e todos tiveram suas metodologias de cálculo para operações rurais questionadas. Dentre as irregularidades apontadas pelo TCU estão, cobrança de juros de mora superior ao limite legal; cobrança de multa acima de 2%; encargos de inadimplência elevados; cobrança indevida de tarifa contratual e excesso de garantias nas operações de securitização.

? As garantias exigidas pelas instituições financeiras são um dos maiores entraves enfrentados pelos produtores ? opinou.

Para o senador, o sistema de crédito rural precisa ser modernizado com medidas como a reavaliação do patrimônio dos produtores em parâmetros mais justos; a aceitação de outros bens além da propriedade como garantia e aceitação de garantias de segundo e terceiro graus, para que uma mesma propriedade possa ser instrumento de validação de novos empréstimos.

? O produtor agrícola precisa se precaver de novos prejuízos para que possa se manter no campo e continuar a trabalhar. O setor agrícola é estratégico para o Brasil. E estratégicas devem ser as políticas de financiamento, crédito e seguro rurais. Não modernizar o setor é torná-lo inviável. Inviabilizá-lo é inviabilizar o país ? declarou o senador.

Sair da versão mobile