Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Presidência da UE diz que Rússia já não tem desculpa para suspender gás

Ucrânia assinou nessa segunda-feira termos de referênciaA Presidência da União Européia (UE) afirma que, depois da assinatura sem reservas por parte da Ucrânia do documento sobre o trânsito do gás russo, a Rússia "já não tem desculpa" para não restabelecer a provisão à Europa.

Em declaração à imprensa o ministro de Indústria e Comércio da República Tcheca, Martin Riman, confirmou que a Ucrânia voltou a assinar na manhã desta segunda, dia 12, os termos de referência fixados no documento.

? Agora as condições da Rússia foram cumpridas completamente e não tem desculpa para não restabelecer o fornecimento de gás imediatamente ? disse o presidente rotativo do Conselho de Ministros de Energia da UE.

Segundo o representante tcheco, a Rússia reivindicou duas condições que finalmente foram cumpridas: a assinatura dos termos de referência do protocolo de controle internacional e o posicionamento dos monitores.

A empresa russa Gazprom declarou que o governo ucraniano aceitou assinar “sem reservas” o acordo ao final de uma reunião em Kiev.

Esta é a segunda vez que a Ucrânia assina o documento, já assinado por Rússia e UE, depois de Moscou ter rejeitado de forma taxativa no domingo um manuscrito acrescentado da parte ucraniana.

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, ordenou na noite desse domingo, dia 11, que o governo não retome o fornecimento de gás para a Europa pela Ucrânia até que este país não revogue a declaração unilateral que acrescentou a sua assinatura do protocolo.

Sair da versão mobile