Presidente da ABCZ comemora decisão do STF de derrubar cobrança do Funraral

Contribuição foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal FederalO presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, comemorou nesta quinta, dia 4, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou na quarta a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) sobre a comercialização de produtos rurais.

? Esta é a primeira boa notícia para o setor pecuário em 2010. Esperamos que outras boas notícias estejam reservadas para nós, produtores rurais ? disse José Olavo.

No final de 2009, o Governo Federal revogou o parágrafo quarto da Medida Provisória 447, que garantia a isenção do imposto sobre operações entre pessoas físicas que tratasse de cria, recria e engorda de gado. Com isso, os produtores rurais tiveram que pagar uma alíquota de 2,3% sobre a receita bruta referente aos animais que comercializavam.

A partir da decisão do Supremo, os produtores rurais e frigoríficos estarão livres do recolhimento do Funrural, uma vez que a contribuição foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. A inconstitucionalidade da cobrança foi decidida de forma unânime nesta quarta, dia 3, quando o STF julgou um Recurso Extraordinário do Frigorífico Mataboi S/A, de Mato Grosso do Sul.