Presidente do Banco Central diz que crise não reduziu concessão de crédito no país

Número de concessões decaiu no primeiro momento mas ainda está em volumes elevados, garante Henrique MeirellesA crise global ainda não reduziu a oferta de crédito no país se comparado o número de empréstimos deste ano com o do ano passado, afirmou nesta sexta, dia 17, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. De acordo com ele, o valor total do crédito concedido nos dez primeiros dias de outubro é menor do que o liberado no mesmo período de setembro, mas ainda supera o desembolsado em outubro de 2007.

? Podemos dizer que, em um primeiro momento, o número de concessões decaiu um pouco, mas ainda está em volumes bastante elevados ? disse Meirelles em entrevista coletiva na sede do BC, em São Paulo.

Quanto ao crédito só para o comércio exterior, os resultados são piores.

? Decaiu bastante, mas não parou. Empresas brasileiras têm reportado que a contração de créditos nos Estados Unidos e Europa é bem mais severa ? observou o presidente do BC.

Para ele, as recentes medidas anunciadas pela autoridade monetária devem normalizar o ritmo de concessão de empréstimos nos próximos meses. A mudança no compulsório deve melhorar a liquidez de reais no mercado e os empréstimos em dólares, beneficiando empresas importadoras e exportadoras.