? Para que os dois lados ganhem, precisamos remover as barreiras nas fronteiras e unir recursos tecnológicos e conhecimento. O melhor caminho é um sistema de alianças que não se resuma à questão tributária. Temos que usar a inteligência e a pesquisa. Essa será a batalha do futuro ? complementou.
Mujica foi recebido pelo presidente da FIERGS, Heitor Müller, e demonstrou otimismo na relação econômica entre Brasil e Uruguai.
Questionado sobre a tentativa dos produtores brasileiros de leite e arroz em limitar a importação dos produtos uruguaios que fazem concorrência com o mercado interno, afirmou que as barreiras não devem afetar os produtores de seu país. Mujica disse achar natural a preocupação dos brasileiros com a concorrência uruguaia e que acredita que isso faz bem ao mercado.
O presidente uruguaio recebeu do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a comenda da Ordem do Ponche Verde e também foi condecorado com a medalha do Mérito Farroupilha, na Assembléia Legislativa do Estado.