Produção de grãos da China deve bater recorde

Preços firmes, somados ao apoio e subsídios do governo, encorajaram os agricultores chineses a produzirem maisA produção de grãos da China deve subir pelo nono ano consecutivo em 2012, para alcançar o recorde de 580 milhões de toneladas, ante 571,21 milhões de toneladas em 2011, informou nesta quarta, dia 18, a Academia Chinesa de Estudos Sociais, um importante centro do país.

Os preços firmes dos grãos, somados ao apoio e subsídios do governo, encorajaram os agricultores a produzirem mais, disse Zhu Gang, professor do centro numa coletiva, de acordo com o portal de notícias 163.com.

No entanto, a produção de algodão da China deve cair para menos de seis milhões de toneladas neste ano, ante 6,6 milhões de toneladas em 2011, pressionada pelos preços fracos, disse Zhu Gang.

O milho deve ultrapassar o arroz e se tornar a maior safra em termos de produção em 2012, segundo o estudo. Além disso, a demanda por milho por parte de fabricante de ração e processadores industriais é forte, ao lado dos preços firmes.

Em 2011, a China produziu 191,75 milhões de toneladas de milho (alta de 8,2%) e 200,78 milhões de toneladas de arroz (alta de 2,6%), de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas. As informações são da Dow Jones.