O convênio foi assinado nesta terça, dia 1, em Irecê, e contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.
Por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania, a Petrobras aplicará R$ 45 milhões na Estruturação Produtiva Agrícola. O projeto beneficiará 40 mil agricultores familiares, que juntos cultivam 89 mil hectares de terras. Ao todo, são 571 municípios em oito Estados do semiárido brasileiro: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Espera-se com a implantação deste Programa um aumento de 200 kg por hectare, o que significará um aumento de 35%na produtividade média de grãos.
Com a melhoria das condições do solo, o Programa de Estruturação Produtiva Agrícola promove o aumento da produtividade de oleaginosas e espécies alimentares e, por consequência, o incremento da renda do agricultor familiar.
Os recursos do Programa de Estruturação Produtiva Agrícola serão aplicados em duas safras na Bahia, num período de dois anos e meio. Nesta primeira etapa, serão investidos R$ 4,37 milhões numa área de 12.153 hectares, atendendo a 4.727 agricultores familiares.
Em Irecê, na Bahia, a Coafti se junta a outras três cooperativas parceiras deste projeto: Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Coopaf), Cooperativa Mista dos Produtores da Agricultura Familiar (Coomaf) e Cooperativa de Produtores Rurais da Região de Olindina (Coopero).