? O Soja Plus é um sistema de gestão da propriedade que olha para a questão ambiental, social e econômica, pontos principais para vender a soja para o mundo todo ? afirma Ocimar Villela, superintendente do Instituto para o Agronegócio Sustentável (Ares).
O programa foi lançado em abril de 2010 por representantes da indústria e dos produtores. O objetivo era estabelecer critérios sustentáveis para a produção de soja e certificar as propriedades. No entanto, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o modelo não avançou e precisou ser modificado.
Em São Paulo, foram apresentados em um seminário os detalhes do programa, que agora tem caráter educativo. Foi marcado para o dia 15 de abril, em Mato Grosso, o primeiro encontro com os produtores rurais.
O programa deve ter cinco módulos. Nos dias de campo, o produtor vai receber orientações sobre a viabilidade econômica, questões sociais e legislação ambiental. Também estão previstas visitas na propriedade para avaliar o grau de aprendizagem ao longo do projeto. O custo desta participação ainda não foi definido.