Na próxima quarta-feira, dia 23, em Porto Alegre, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) faz o lançamento do novo convênio Brazilian Rice 2015/2017, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção de arroz e seus derivados no mercado internacional.
O novo convênio tem valor fixado em R$ 1,99 milhão, sendo 68,52% investidos pela Apex-Brasil e 31,48%, pela Abiarroz. O valor total para os anos 2015-2017 é 26,4% superior ao primeiro convênio, encerrado recentemente e que apresentou os seguintes números: as empresas do projeto passaram a exportar para 42 destinos diferentes (o dobro em comparação com o início do projeto), fazendo crescer 55% suas exportações em 2014. Iniciado com 22 empresas, o projeto tem hoje 30 organizações que geram 12.900 empregos diretos.
Gerente do projeto, André Anele destaca que as ações do convênio nesta nova etapa serão focadas na consolidação das exportações brasileiras de arroz, incluindo também seus derivados, como óleo, farinha, bolachas e massas.