Segundo pesquisadores do Cepea, o aumento gradativo da oferta e a baixa demanda pelo etanol hidratado influenciaram as quedas nos preços deste combustível. Já quanto ao anidro, a oferta de produto da nova safra ainda é pequena, enquanto a demanda está aquecida, o que tem dado suporte às cotações nas últimas semanas.
Entre 4 e 8 de abril, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado foi de R$ 1,3854 o litro, queda de 4,97% sobre o anterior. Já o anidro teve alta de 6,79% e chegou a R$ 2,133 o litro.
Como o repasse não ainda não foi feito ao consumidor final, se comparada a média de 3 a 9 de abril com a da semana anterior, houve aumento de 0,36% para o hidratado na bomba e de 1,07% para a gasolina, conforme dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
A gasolina ainda se mostra mais vantajosa em termos econômicos a consumidores do Estado de São Paulo. Na última semana, a relação entre o preço médio do etanol e da gasolina ainda ficou acima dos 70% (dados da ANP) no estado paulista.