A recente alta anunciada para os valores do diesel pode ter um impacto significativo para o setor agrícola. Segundo análise feita pelo diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, o impacto no custo de produção pode ser até de 93% para os grãos.
- IBGE: alta no preço dos combustíveis vai se espalhar para outros setores da economia
- Senado aprova projeto que simplifica ICMS dos combustíveis
“Quando se analisa o preço da safra do ano passado, com o preço atualizado e integralizado deste ano do mês de março, esse incremento do custo na cana seria de 50% a 70 % enquanto nos grãos seria de 93%. Um valor significativo em cima de um patamar que já vem elevado”, destaca.
O dirigente da entidade lembra que desde o ano passado o diesel vêm provocando forte impacto na rentabilidade dos produtores.
“Ano passado já houve aumento de mais de 40% no preço do diesel. Esse é um impacto direto que os produtores absorveram nas operações mecânicas e com as operações indiretas também, como o transporte rodoviário, escoamento da produção que usa o diesel como principal insumo”, pontua.
Lucchi lembra que a valorização do combustível também vai encarecer o preço dos produtos agrícolas, pois, segundo ele, os valores do frete também deverão subir.
“É uma situação complicada para o produtor, mais uma variável que traz preocupação, aumento de custo que força a rever o processo produtivo para poder equilibrar suas margens”.