O investimento será feito em urbanização, adequação e conclusão dos quatro módulos edificados na área do projeto. O primeiro módulo inclui recepção, laboratório e área de blendagem. O segundo, a administração. No terceiro fica o setor de envelhecimento e, no quarto, o armazenamento da cachaça.
Serão beneficiados 33 produtores rurais cooperados e agricultores familiares. Desde maio de 2008, o Sebrae na Bahia realiza encontros entre os produtores para promover a cultura da cooperação e conquistar o mercado. O projeto surgiu em 2004 e tem como parceiros o Sebrae, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Prefeitura de Itanhém.
Perspectiva de mercado
? A iniciativa resolve uma antiga necessidade da região, produtora de cachaça de qualidade. A finalização das obras da unidade central de beneficiamento da bebida vai possibilitar o desenvolvimento da economia local e dos pequenos negócios ? diz o gestor do Sebrae Paulo Mesquita.
A presidente da Coofcaes, Enedina Azevedo, diz que o dinheiro chegará em boa hora.
? Ainda há muito a ser feito na unidade. Cada um dos cooperados deu o que podia de seus próprios recursos, que não são muitos. Estamos com muita expectativa para lançar a cachaça logo no mercado ? resume Enedina, revelando que existe muita procura pela bebida, que não pode ser comercializada porque ainda não tem registro.
Segundo Enedina, se o dinheiro for liberado no prazo, a inauguração da unidade poderá ser feita no segundo semestre.
O produtor rural cooperado Fábio Leonel acredita que a Cachaça Água Fria será um sucesso.
? Trabalhamos duro para ver esse projeto concretizado e agora parece que tudo vai dar certo ? afirma.
A Coofcaes é uma cooperativa exclusiva para produtores de cachaça, com sede em Itanhém e associados nos municípios de Medeiros Neto, Mucuri, Lajedão e Nova Viçosa, na Bahia, e em Carlos Chagas e Nanuque, em Minas Gerais.