? A água é vital e deve contar com estratégias da mesma forma que as questões econômicas ? disse Andreu, na abertura de seminário para discutir as ações relacionadas a programas de revitalização de bacias de água doce.
Ao longo do dia, serão apresentadas mais de 100 ações de responsabilidade dos ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e da Cultura dentro do projeto de revitalização do Rio São Francisco. Entre as iniciativas, há planos de esgotamento sanitário, proteção de matas ciliares, implementação de parques fluviais e preservação do patrimônio histórico e cultural.
Vicente Andreu acredita que o ano que vem será positivo para o meio ambiente. O presidente da ANA criticou o pouco espaço que a questão da água teve durante a campanha eleitoral este ano e defendeu o engajamento dos prefeitos e de toda a sociedade na preservação dos recursos hídricos.
Para ele, sem isso “não será possível a universalização de um pensamento único sobre a prioridade de cuidar dos recursos hídricos e da sua revitalização e preservação permanente”.