Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Reeleição de presidente de cooperativa pode ser proibida

Projeto de lei da deputada Maria Lúcia Cardoso tramita na CâmaraTramita em caráter conclusivo na Câmara o projeto de lei (PL) 3810/08, da deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), que proíbe a reeleição para presidente e vice-presidente de sociedades cooperativas.

? Não é raro ver esses cargos ocupados por longos períodos de tempo, o que pode comprometer a transparência e a eficiência da sociedade cooperativa ? justifica a parlamentar.

A proposta dela acrescenta dispositivo na Política Nacional do Cooperativismo ? Lei 5.764/71. Segundo a norma, o mandato do diretor ou do conselheiro é de até quatro anos, sendo obrigatória a renovação de, no mínimo, um terço do conselho de administração da cooperativa.

Na opinião da deputada, o ideal é que, ao terminar o mandato de quatro anos, seja proibida a reeleição dos ocupantes dos cargos de presidente e de vice-presidente.

? Assim, a administração da sociedade cooperativa poderá ser efetivamente renovada ? afirma.

As sociedades cooperativas são associações que, por meio de contribuição com bens e serviços, exercem determinada atividade econômica em proveito comum e sem objetivo de lucro.

O PL ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Constituição e Justiça da Casa.

Sair da versão mobile