A mostra é realizada pelo Sebrae Mato Grosso, com apoio da escola, das secretarias de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Ciência e Tecnologia (Secitec) , Associação Comercial e Empresarial de Confresa e Prefeitura Municipal.
Um unidade do Sebrae Mato Grosso foi instalada na cidade em janeiro deste ano e atua desde os municípios de Vila Rica e Santa Terezinha, na divisa com o estado do Pará, até Querência e Ribeirão Cascalheira. A maioria deles no rumo da BR-158 e no contorno do Rio Araguaia.
A mostra terá como eixo uma programação gratuita de palestras; oficinas e customização de roupas, maquiagem artística e gestão financeira; orientações para cadastro de Empreendedor Individual e o Cine Empreendedor, onde são exibidos filmes para reforçar a determinação das pessoas (Menina de Ouro) e a superação de limites (Náufrago), ambos no sábado. Ao todo serão cerca de 23 palestras e oficinas.
A diretora do Sebrae Mato Grosso, Leide Katayama, assinala a importância de que empresários e sociedade participem da mostra em Confresa, ela fará diferença no esclarecimento sobre negócios.
? Está no município e região uma entidade de apoio para dar informação para que cada pessoa seja empreendedor, tenha seu negócio e viva do seu trabalho. O Sebrae dá orientação empresarial e estamos à disposição.
Confresa, com 24.293 habitantes, Vila Rica (20.806) e Nova Xavantina (19.082) são os municípios mais populosos do Norte Araguaia, segundo o Censo 2010 do IBGE.
Região
A região surgiu por colonização de empresas sulistas e paulistas e tem no Rio Araguaia e na Amazônia Legal referência de belezas e recursos naturais. No caso do município, predominou a Colonizadora Frenova Sapeva (de onde vêm as iniciais Confresa). Mais recentemente, houve o desenvolvimento de assentamentos, sendo 15 deles no município ou divididos com outras cidades. Treze deles são regularizados e dois não.
? Essa conjuntura de pequenos espaços produtivos favorece o trabalho de orientação e consultoria do Sebrae, como no Projeto de Implantação de Horticultura Orgânica, realizado nos assentamentos ? explica o líder da unidade do Sebrae na cidade, João Pedro Azevedo.
Ele diz que a troca de conhecimento e tecnologias para os negócios poderá ser partilhada entre 150 empresários e profissionais de todos os 15 municípios da região, que visitarão Confresa em cinco caravanas.