? A inspeção está completa, os oficiais têm trabalhado com sucesso e os embarques já estão ocorrendo ? comunicou o chefe do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, em inglês).
Esta é a primeira vez que as autoridades máximas de Agricultura dos dois países têm diálogo direto sobre tema específico. Stephanes afirmou estar contente com os resultados das negociações.
? Estamos ainda mais satisfeitos em atender um mercado tão exigente. Isso é importante para que o Brasil esteja preparado para qualquer outro mercado. seremos sempre rigorosos para corresponder às exigências norte-americanas ? enfatizou.
Ainda sobre a maneira como os serviços oficiais trabalharam para reaver o comércio, Schafer afirmou que “é um exemplo de como dois países podem trabalhar juntos em um acordo bilateral para melhorar a relação nas importações e exportações”.
O ministro brasileiro espera, agora, que as discussões sobre a análise de risco para carnes in natura sejam concluídas em breve. Esta semana, técnicos do Mapa e do USDA estão reunidos em Washington, nos EUA, para tratar da exportação brasileira de carnes bovina, suína e de aves na forma in natura. O encontro é uma continuação dos trabalhos iniciados pelos dois países no Comitê Consultivo Agrícola (CCA), em maio deste ano, em Brasília.