Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Relatório do TCU aponta irregularidades na Conab

Auditoria identificou contratação de serviços com empresas em débito com a UniãoUma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades na fiscalização de ativos e no processo de armazenamento de estoques públicos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Um dos problemas apontados pelo relator do documento, Raimundo Carreiro, é a contratação de serviços de armazenamento com empresas que têm débitos não quitados com a União.

Em julho, o TCU constatou que 48 empresas que tinham débitos não quitados estavam armazenando produtos públicos. Segundo o relatório, muitos desses débitos estariam relacionados a desvios de produtos.

Ainda segundo o TCU, a Conab sequer tem um sistema de gerenciamento de ativos adequado, o que resultaria em “diferenças significativas entre a posição de estoques mantida pela matriz e pelas superintendências regionais”.

Além disso, os armazéns da Conab não atendem a requisitos necessários para serem habilitados tecnicamente para a recepção de produtos. O TCU avalia, ainda, que há “necessidade de aperfeiçoamento do processo de recuperação de débitos oriundos de desvio ou perda de estoques públicos”.

Uma das atribuições da Conab é manter, por meio de estocagem, a estabilidade no mercado e dar garantias ao produtor, de forma a evitar variações indesejáveis de preço dos produtos. Para tanto, executa a Política de Garantia de Preços Mínimos, visando ao escoamento de produtos de uma região para outra.

Sair da versão mobile