Os agricultores do Rio Grande do Sul já começaram os primeiros trabalhos referentes à colheita de arroz da safra 2018/2019. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a retirada do cereal já está sendo realizada em Taquari, região central do estado, desde a segunda-feira, dia 21.
O técnicos da entidade Eduardo Sechaus conta que o produtor rural Alex Sandro Bizarro já iniciou a colheita de uma área de 15 hectares. O total plantado foi de 45 hectares. “A produtividade média nesta temporada, tendo como base o que foi colhido, está em 7 mil quilos por hectare”.
Como a região de Taquari não foi afetada por chuvas que atingiram o estado, a produtividade está silimar com o esperado no início da safra e o visto na última temporada, diz.
“Aqui nós não tivemos chuvas fortes. No entanto, a região é banhada pelo rio Jacuí, que está começando a ter reflexos. Ainda podemos ser prejudicados, já que o rio já começou a subir. A água, inclusive, já entrou em algumas lavouras, mas nada que cause prejuízos”, conta.
Após enchentes, produção de arroz do Rio Grande do Sul deve cair 11%