No Rio Grande do Sul, muitos produtores estão reclamando da cobrança e da qualidade do serviço oferecido pela empresa de energia elétrica do estado, a RGE Sul. A produtora Silene Routon, de Santana do Livramento, fez um vídeo denunciando a situação que atrapalha o trabalho e a vida pessoal de toda a região.
Por causa disso, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Fedearroz – RS) entrou com uma ação civil pública na justiça contra a empresa. O objetivo dessa ação é anular e devolver os valores indevidos cobrados de produtores rurais irrigantes depois que a concessionária mudou a forma de calcular a cobrança. A equipe do Canal Rural procurou a RGE Sul que, por meio da assessoria de imprensa, informou que não comenta ações judiciais.
O elevado valor da energia elétrica sempre foi apontado pelo setor produtivo como o vilão do custo de produção. Mas, especialmente nesta safra, os reajustes e cobranças indevidas têm pesado ainda mais no caixa do produtor. Qual seria a melhor forma de resolver esse problema? Judicialmente, como está tentando a Fedearroz – RS, ou através de políticas públicas que regulem a qualidade e a cobrança do serviço? Miguel Daoud responde a essas perguntas.